Recentemente foi postada a notícia que diversas contas no banco Itaú apresentaram saldos diferentes em suas atualizações. A Sony também foi alvo do segundo ataque em sua rede de jogos.
Diversas falhas tem ocorrido em sistemas importantes num mundo cada vez mais sedendo por conexão online.
Neste mesmo banco tentei baixar relatórios econômicos que eram disponibilizados mensalmente e pontualmente no início de cada mês. Para minha surpresa o site que contém apenas arquivos em PDF ainda não está disponível quase após um mês (estaria acontecendo algo parecido como o que ocorreu com a Sony e alguma investigação forense em andamento?)
Na Europa transações em bolsas de valores com operações efetudas em milisegundos e feitas automaticamente por softwares e algoritmos independentes da ação humana já foram alvo de questionamento no agitado mercado londrino. Fala-se agora até em regulamentação do setor financeiro quanto ao uso das tecnologias "Quantitative Finance" e definção de limites destas operações automáticas.
Durante a crise financeira nada mais fácil do que culpar uma máquina por ordens feitas fora de contexto numa situação de colapso de mercados. Daí o surgimento destas idéias de regulamentação do setor.
A Apple já patentou a próxima tecnologia de transação aonde o simples aproximar do aparelho poderia confirmar uma transação (NFC - Near Field Communication). Já utilizamos um tipo parecido deste tecnologia ao utilizar cartões em ônibus por exemplo. Utilizar um telefone destes com GPS, agenda telefônica e agora com dados financeiros começa a me causar um grande sendo de preocupação e inseguraça.
Teríamos também como benefício novas formas de comercialização. Já imaginaram se sua companhia de telefone agora fosse seu banco? Bastaria pagar todas as contas juntamente num único boleto. Mas mesmo assim todas as contas passíveis de checagem.
Estamos vivendo a era do vandalismo, assalto eletrônico, aliado a tudo isso, uma grande crise existencial do capitalismo. Já era difícil controlar a malandragem comum, agora esforços também devem ser adicionados para controlar estas malandragens sofisticadas que aparecem mundialmente.
Estamos agora reféns do sigilo financeiro e da liberdade de expressão nesta nova era?
Rezemos para que Big Brother seja realmente um Grande Irmão e não um Cyber Buller.
Já basta o Governo.
Fontes:
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/920372-problema-em-sistema-do-itau-faz-contas-exibirem-saldo-menor.shtml
http://www.itau.com.br/_arquivosestaticos/itauBBA/Documentos/Comments%20266.pdf (o site indica este link, mas o acesso está indisponível)
http://www1.folha.uol.com.br/tec/920523-novo-ataque-a-rede-da-sony-vaza-dados-de-2-mil-usuarios-no-canada.shtml
http://www.cultofmac.com/apple-patent-gives-glimpse-at-iphone-nfc-ambitions/83433
Graaaande!!
ResponderExcluirManda bala. Solta o verbo.
Veja lá, fiz umas postagens agora: http://ordem-natural.blogspot.com
(coloquei um link)
Sucesso com o blog.
Abraços.