Recentemente a revista Economist publicou um mapa do Brasil esmiuçando cada estado como se fosse um país.
O Distrito Federal muito conhecido por gerar poucos produtos seria a região com o maior PIB per capita (o mais inocente saberia dizer que lá se sabe "criar" riqueza). Curiosamente o Distrito Federal se assemelha com um antigo satélite da ex-União Soviética (Bielo Rússia) devido a alto grau de corrupção.
São Paulo e Rio de Janeiro ocupam as posições seguintes no ranking PIB per capita.
O mais interessante é que após despedaçarmos o Brasil em vários países percebemos mais claramente a mediocridade da riqueza gerada por pessoa, apesar da grandeza do tamanho da economia, a população também e muito grande.
Uma informação que nos faz questionar, estamos realmente gerando mão-de-obra necessariamente com formação educacional para elavar o país a novos pataremes de produção? Qual grau de sofisticação necessária para nossa cadeia de produção para gerar renda equivalente aos países de primeiro mundo? Ou o mundo rico tenderá ser mais pobres e nós comparativamente seremos mais ricos?
Clique na aba"GDP per person" e veja o PIB per capita do Brasil nos vários Estados e perceba que tudo é muito menor do que vangloriamos do que seja o Brasil como um todo.
A imagem pode nos mostrar menores do que somos, mas investindo corretamente nos brasileiros temos potencial de crescer muito mais. Basta valorizar a educação do povo brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário